30/01/2009

Professores tornam o faz-de-conta mais divertido com vídeos e visitas


Desenvolver os aspectos físico, psicológico, intelectual e social de crianças de até seis anos de idade, complementando a ação da família e da comunidade, é a finalidade da educação infantil. Os professores usam várias metodologias e, em grande parte delas, jogos e brincadeiras. No Sul e no Nordeste, duas professoras decidiram ir além. Em Joinville, Santa Catarina, Eliana Maria Gastaldi filmou uma história encenada pelas crianças. Em Natal, Edna Maria da Silva optou por mostrar tubarões na sala de aula. Ambas são ganhadoras do prêmio Professores do Brasil deste ano.

Filha de professores, Eliana leciona há 16 anos. Ela começou a usar vídeos em sala de aula em 2006. “Percebi que faltava um pouco de senso crítico das crianças na hora de escolher os filmes. Resolvi mostrar a elas como era o processo de montagem de um vídeo”, explica. Com uma turma de estudantes de seis anos de idade do Centro de Educação Infantil Zé Carioca, ela fez uma análise dos episódios do Sítio do Pica-Pau Amarelo e montou o primeiro vídeo.

Com o sucesso do projeto, a professora decidiu repetir a experiência, nos anos seguintes, com os alunos de quatro e cinco anos. Segundo ela, a metodologia permite trabalhar não só o desenvolvimento da linguagem oral, como o da escrita. “Eles fazem o roteiro, relatórios de produção e dividem a gravação cena por cena”, conta.

Além disso, de acordo com Eliana, os alunos aprendem a trabalhar em grupo e a analisar o resultado do próprio trabalho. “Gravamos as cenas e, depois, vamos para a sala de vídeo para a avaliação. Se eles acham que não ficou boa, gravamos novamente”, ressalta. Outras duas professoras da escola preparam-se para usar os vídeos e editar as imagens no computador.

Com o último trabalho, O Susto dos Dálmatas, a professora ganhou o prêmio Professores do Brasil. Formada em pedagogia, ela pretende investir o dinheiro do prêmio (R$ 5 mil) em um curso de mestrado.






Renata Chamarelli

Fonte: http://portal.mec.gov.br

Professora da Rede Municipal premiada em Festival de Vídeo Estudantil


Joinville (14/11/2007) - Diretoria de Comunicação

O vídeo produzido pela professora Eliana Maria Gastaldi, do Centro de Educação Infantil (CEI) Zé Carioca, conquistou o primeiro lugar na categoria Mostra Infantil na 6a. edição do Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema, realizado na semana passada na cidade de Guaíba, na Grande Porto Alegre.
A produção vencedora é resultado de um trabalho realizado pela professora Eliana e pelas crianças da turma de seis anos durante três meses do ano passado. Com roteiro, trilha sonora, cenário e figurino, a equipe adaptou um episódio do Sítio do Picapau Amarelo, da Rede Globo, chamado "A Vingança da Gárgula".
A história foi recontada em seis minutos, com a participação direta das crianças. "Mesmo aqueles mais tímidos, que não quiseram participar das gravações, colaboraram pintando o cenário e ajudando de outras maneiras", conta a professora.
Eliana Gastaldi recebeu um troféu da organização do festival. Ela teve ainda um outro trabalho, realizado neste ano, que ficou entre os finalistas da mesma categoria.
Professora há 10 anos, Eliana trabalha no CEI Zé Carioca, da rede municipal de ensino, há mais de seis. "É um reconhecimento do trabalho. Fiquei muito feliz", destacou.
A coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Solange Coral, disse que recebeu a notícia com muita alegria. "São nossos professores, com suas práticas significativas em sala, ganhando destaque no cenário nacional", ressaltou.


Os vídeos da professora Eliana Maria Gastaldi
1o. lugar na categoria Mostra Infantil


Sítio do Pica-pau Amarelo
Direção: Eliana Maria Gastaldi
Centro de Educação Infantil Zé Carioca, Joinville/SC
Sinopse: Em um castelo sinistro, um terrível conde planeja capturar o Visconde, e para isto transforma um empregado em uma gárgula, aprisionando o Visconde. Este é salvo pela Emília e pelas caiporas, criaturas protetoras da floresta.





Finalista da categoria Mostra Infantil


O segredo dos animais
Direção: Eliana Maria Gastaldi
Centro de Educação Infantil Zé Carioca, Joinville/SC
Sinopse: Os animais de uma fazenda guardam um segredo:longe dos olhos do fazendeiro, vivem situações humanas,onde acontece alegria, tristezas, amor, festas, dificuldades e homens corajosos defendendo os mais fracos. Para combater seu maior inimigo, o terrível coiote, eles se unem, mostrando que o amor sempre vence!




Contatos: Professora Eliana Maria Gastaldi (3436-0128)
CEI Zé Carioca Rua Voluntários da Pátria 110 bairro Itaum

Making Of - Terreno Bem Cuidado Futuro Preservado

Making Of das gravações do vídeo produzido com os alunos da 2 série que fez parte do projeto desenvolvido em 2007 e 2008 sobre a recuperação de um terreno baldio próximo à escola.


Para saber mais sobre o projeto acesse o blog da professora Mari Cipriano:
http://mariprofa.blogspot.com!